Roteiro Norte (diária)
Saindo da Vila rumo norte, conhecendo as praias do canal, logo passamos pela Ponta das Canas, um dos cartões postais da Ilha com seu farol e o Casarão da antiga Fazenda que leva seu nome. Com alguns minutos de navegação passamos pelas praias da Pacuíba e Jabaquara.
Um pouco mais adiante chega-se à praia da Fome, com suas águas cristalinas e calmas, ideais para nadar e mergulhar. A próxima é a pequena praia do Poço, que abriga por atrás da areia, uma lindíssima lagoa de água doce e uma pequena cachoeira, que tentam se misturar com a praia. Um banho na lagoa é imperdível.
Continuando a navegação passamos pela praia da Serraria, com sua pitoresca vilinha de pescadores. A próxima é a Caveiras, praia de areia bem branca e fina, logo ao lado a praia das Guanxumas, nesta uma família de pescadores que ali vive, tem um simpático restaurante, que serve peixes fresquíssimos, assados na brasa, além dos mariscos que são colhidos na hora.
Antes de entrar na baía de castelhanos ainda passamos pela praia do Saco do Eustáquio, praia super abrigada onde também é possível parar para almoço, ou tomar uma caipirinha de folha de mexerica. Especialidade dos pescadores que ali vivem.
Continuando a lancha entra na baía de Castelhanos, que abriga a famosa praia que leva seu nome. Esta com 1,4km de extensão, ainda abriga a cachoeira do Gato, uma das mais altas da Ilha.
Ao lado as praias Mansa, Vermelha, a lindíssima praia da Figueira, além da enseada do Saco do Sombrio, que era usada por piratas como refugio. Para nós é maravilhosa para mergulhar, descansar, e curtir o visual da maravilhosa mata atlântica se misturando com o mar.
Desta ponta a lancha começa seu retorno.